quarta-feira, 17 de outubro de 2012

CASA DO POETA COMPLETA VINTE E QUATRO ANOS, COM FESTA E POESIA.


(Basílio Neto, Apolo Ricarte e Jéssicka Vasconcelos)

VINTE E QUATRO ANOS DE EXISTÊNCIA. A CASA DO POETA JÁ NÃO É MAIS UMA ADOLESCENTE E SEGUE O SEU RUMO EM BUSCA DA MATURIDADE. EM 1988, ANO IMPORTANTE PARA O BRASIL, O POETA RONALDO CUNHA LIMA - ENTÃO PREFEITO DE CAMPINA GRANDE - OUTORGOU AOS REPENTISTAS O DIREITO E A CONSTITUIÇÃO DE UMA MORADIA. NÃO SERIA UMA CASA PARA ALOJAMENTO FIXO, MAS JÁ QUE OS POETAS SÃO COMO CONDORES, POR LÁ ELES PASSAM, SE HOSPEDAM, SE APRESENTAM E TOMAM OS SEUS DESTINOS.
 
 
GRANDES NOMES DA POESIA NORDESTINA LÁ JÁ ESTIVERAM. JOSÉ GONÇALVES, JOSEMAR DA SILVA, ESTRELINHA, SEVERINO FERREIRA, DELMIRO GOMES, IVANILDO VILANOVA, LOURO BRANCO, JOSÉ VICENTE, JOSÉ LAURENTINO, MANOEL BASÍLIO, TIÃO LIMA, ASTIER BASÍLIO, SANTINO LUIZ, SEVERINO FEITOSA, VALDIR TELES, MÁRIO VIEIRA E TANTOS OUTROS. ALGUNS AINDA ESTÃO EM PLENA ATIVIDADE, OUTROS JÁ SE FORAM. MAS, NESTE DOMINGO (16/09/12), OS CONVIDADOS ERAM ESPECIAIS. O PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO DE REPENTISTAS E POETAS NORDESTINOS, TIÃO LIMA, QUE TAMBÉM É POETA, ESCOLHEU A DEDO OS VATES MOACIR LAURENTINO E SEBASTIÃO DA SILVA.
 
 
OS DOIS FORMAM UMA DUPLA, QUE DE TÃO ENTROSADA, NOS PERMITE A COMPARAÇÃO, LEVANDO AO FUTEBOL, COM AS PARCERIAS ENTRE PELÉ E COUTINHO OU MESMO BEBETO E ROMÁRIO. SÃO MAIS DE QUARENTA ANOS DE CARREIRA, MAS OS DOIS AINDA SE ENTUSIASMAM A CADA APRESENTAÇÃO COMO SE FOSSE UMA ESTREIA. O PÚBLICO SELETO DE CANTORIA SAIU SATISFEITO E FELIZ COM UMA TARDE DE DOMINGO MOVIDA AO SOM DA VIOLA.  O POETA DECLAMADOR ASTIER BASÍLIO TAMBÉM DEU SUA CONTRIBUIÇÃO PARA QUE A FESTA FOSSE AINDA MAIS BONITA. QUE VENHAM OS VINTE E CINCO, TRINTA, E TANTOS ANOS O FUTURO PERMITIR. SE O POETA RONALDO CUNHA LIMA ESTIVESSE ENTRE NÓS CERTAMENTE SAIRIA FELIZ DA FESTA E, COMO NÃO PODERIA DEIXAR DE SER, ELE FOI LEMBRADO NESTE VERSO DO POETA SEBASTIÃO DA SILVA, DURANTE A FESTA:
EU PRETENDO AGRADECER
A UM POETA QUERIDO
QUE CONSTRUIU ESSA CASA
E HOJE EM DIA É FALECIDO
QUE A CULTURA NUNCA TEVE
NEM COR E NENHUM PARTIDO
 

Casa do Poeta, Campina Grande:

Rua Maria Minervina Figeuiredo, Bairro Catolé Campina Grande